A tecnologia tem avançado cada vez mais, proporcionando melhorias em muitas áreas e aspectos da nossa vida.
No setor de saúde, por exemplo, acabou provocando avanços que até pouco tempo eram inimagináveis. Um deles, apesar de não ter sido uma invenção recente, é a telemedicina.
Esse tipo de serviço, aperfeiçoado há pouco tempo, fez com que um conceito antigo ganhasse novas dimensões, revolucionando o atendimento médico ao proporcionar respostas mais rápidas (algo crucial para a saúde).
Como a telemedicina pode ser aplicada?
A possibilidade de fazer tudo à distância e com muita rapidez permite uma troca de informações mais dinâmica entre as instituições de saúde, sendo que essa velocidade pode ser um grande diferencial em emergências.
Além disso, proporciona maior interação entre profissionais, tornando possível a consulta e o debate de ideias com especialistas do mundo inteiro.
Outra aplicação comum é o acompanhamento de pacientes como doentes crônicos, idosos ou mulheres com gravidez de risco. A orientação médica à distância não exige deslocamento, porém consegue ser feita com muita frequência, engajando cada vez mais o paciente no seu tratamento.
Isso contribui para que ele não esqueça a medicação e fique mais autoconsciente do seu bem-estar.
Quais as vantagens do atendimento virtual para o paciente?
Uma das maiores vantagens é fornecer mais escolhas ao paciente, sendo que existe a possibilidade de consultar especialistas em qualquer outro hospital, além da descentralização do atendimento.
No Brasil, por exemplo, o maior centro de atendimento médico é na cidade de São Paulo, e o atendimento virtual possibilita que pacientes de outras localidades possam ter acesso a esses profissionais.
Em geral, essa funcionalidade tem se mostrado um meio de não somente transpor barreiras geográficas, mas também sociais e econômicas, tornando o acesso à saúde de qualidade mais democrático.