Ela explica como alimentos funcionais são aliados de uma vida mais saudável.
Hoje, os nutricionistas sabem apontar exatamente quais são e onde encontrar as substâncias com mais potencial de prolongar a vida, evitar doenças e promover o bem-estar. São os chamados alimentos funcionais, nenhum deles milagroso em si, mas que podem ser poderosos aliados na manutenção de uma vida saudável.
Embora esteja na moda, a expressão é abrangente o suficiente para deixar muita gente confusa na gôndola do supermercado. A nutricionista Lara Natacci, da rede do plano de saúde premium Amil One, explica que o conceito de alimentos funcionais passa longe das antigas classificações de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. “Eles são compostos bioativos potencialmente saudáveis, com uma ação antioxidante, por exemplo”.
A maior parte dessas substâncias é produzida pelas plantas para se proteger de agressões do ambiente. Quando viram alimento, esses mesmos compostos ajudam o organismo humano a combater seus vilões internos, os tão falados radicais livres. Essas moléculas que nascem no metabolismo do corpo têm o potencial de danificar as células, causando envelhecimento precoce e doenças como o câncer. “Temos mecanismos naturais para atenuar esse desequilíbrio, mas a vida corrida, o estresse e a alimentação ruim colaboram para a produção de radicais livres”, explica Lara.
Leia aqui a matéria na íntegra.